Jornal do SindicatoJornal do SindicatoJornal do Sindicato
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Na visão de Victor Boris Santos Maciel, gestão de riscos e compliance estruturam decisões mais seguras, fortalecendo a eficiência empresarial rumo ao crescimento sustentável.
    Gestão de riscos e compliance como base da eficiência empresarial no crescimento sustentável
    fevereiro 13, 2026
    Com Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues, entenda como a densidade mamária influencia o risco e por que o laudo redefine a estratégia de rastreamento.
    Densidade mamária e risco: Quando o laudo muda a estratégia de rastreamento
    fevereiro 10, 2026
    Reestruturação no Banco do Brasil gera apreensão entre funcionários e sindicato acompanha desdobramentos
    fevereiro 3, 2026
    Com a análise de João Eustáquio De Almeida Junior, entenda como o manejo correto da irrigação garante eficiência hídrica em diferentes sistemas produtivos.
    Água no tempo certo: Entenda o manejo da irrigação em diferentes sistemas produtivos
    fevereiro 3, 2026
    A engenharia é peça-chave na expansão dos data centers e da infraestrutura digital — confira com Elmar Juan Passos Varjão Bomfim.
    O papel da engenharia na expansão dos data centers e da infraestrutura digital, com Elmar Juan Passos Varjão Bomfim
    janeiro 30, 2026
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Sistema FAEP e Sindicato de Cascavel reforçam presença no Show Rural
    fevereiro 3, 2026
    Como Entender a Decisão do TST e Suas Implicações para Empresas e Sindicatos
    janeiro 19, 2026
    A Força Sindical na Luta por uma Carreira de Ciência e Tecnologia para os Servidores
    novembro 25, 2025
    A Estrutura Sindical Brasileira: Desafios e Perspectivas no Contexto Tecnológico Atual
    outubro 27, 2025
    Tecnologia e Mobilização Social Transformando o Futuro da Democracia Popular
    setembro 15, 2025
  • Política
    PolíticaShow More
    Toyota Trabalho e Futuro Orgulho de Fazer Parte Desse Momento
    fevereiro 3, 2026
    CPI do INSS Aprofunda Investigação e Quebra Sigilos de Ligados a Sindicato
    janeiro 19, 2026
    A Luta Sindical Diante do Fechamento em Massa de Agências do Bradesco
    novembro 25, 2025
    Sindicato alerta para impactos da reforma administrativa na educação pública
    outubro 27, 2025
    Mobilização Popular por Soberania em São Paulo: Unindo Forças pelo Interesse Nacional
    setembro 15, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Sindpd na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Share
Font ResizerAa
Jornal do SindicatoJornal do Sindicato
Search
  • Home
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Política
Jornal do Sindicato > Blog > Tecnologia > Sindpd na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Tecnologia

Sindpd na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores

Diego Velázquez
Diego Velázquez junho 17, 2024
Share
SHARE

Presidente do sindicato, Antonio Neto falou sobre efeitos do avanço da tecnologia no futuro do trabalho

Participando da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em TI de São Paulo (Sindpd-SP), Antonio Neto, afirmou que o avanço de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial podem representar uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores caso o país saiba aproveitar a janela de oportunidade aberta no momento para uma transição na forma de trabalho.

Neto, que também é presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), falou em uma reunião dedicada à discussão sobre o futuro do trabalho diante do avanço de tecnologias disruptivas realizada pela delegação brasileira na Conferência em Genebra (Suíça) nesta quarta-feira (12).

Participaram do encontro o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Corrêa, o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), José de Lima Ramos Pereira, além de representantes de outros sindicatos e centrais sindicais, do Poder Legislativo e juristas.

Apesar da oportunidade, o presidente do Sindpd apontou que o Brasil terá grande dificuldade em aproveitá-la tendo em vista que o país ainda tem 7% de analfabetos e 25% dos brasileiros não conseguem fazer cálculos simples e interpretar pequenos textos.

“Se avanço disruptivo das tecnologias preocupa pelo impacto social a curto prazo, ele pode ser a chave para vencermos definitivamente a miséria, a fome e as profundas desigualdades em nosso país, mas nada disso será possível sem investimentos, sem valorização dos professores e com políticas fiscais austeras como as em discussão que desvincula os pisos constitucionais de saúde e educação, fragilizando qualquer chance de superação da pobreza em nosso país”, disse.

Confira a fala na íntegra:

“As tecnologias disruptivas como a inteligência artificial, a automação e a tecnologia no geral precisam ser vistas como aliadas do mundo do trabalho e uma oportunidade para a redução das profundas desigualdades que ainda persistem em nosso país.

A ideia de que o avanço dessas tecnologias aumentará o desemprego só prosperará se não aproveitarmos a janela que se abre para uma transição laboral com profissionalização, qualificação e inclusão daqueles que sempre estiveram a margem em trabalhos muitas vezes degradantes e de baixíssima remuneração.

O diálogo social tripartite é uma excelente oportunidade para trabalhadores, empregadores e governo garantir um ambiente laboral mais inclusivo, digno e valorizado. A discussão de um programa de transição tecnológica justa em nosso país é mais do que urgente e necessário.

Sou de um setor que cresce todos os dias, o setor de tecnologia da informação, um setor que paga em média mais que o dobro que a média salarial brasileira, porém um setor ainda pouco diverso formado na maioria das empresas por homens brancos.

Apesar de sermos um setor com condições melhores que outras categorias ainda sofremos com a não regulamentação da categoria, com jornadas exaustivas e um desequilíbrio muito grande entre os trabalhadores.

A tecnologia pode e deve ser uma ferramenta de melhora na qualidade de vida dos trabalhadores seja com um home office de qualidade, jornadas mais flexíveis e reduzidas ou mesmo com oportunidades de especialização.

Se o avanço disruptivo das tecnologias preocupa pelo impacto social a curto prazo, o avanço disruptivo das tecnologias pode ser a chave para vencermos definitivamente a miséria, a fome e as profundas desigualdades em nosso país.

As escolhas do próximo período nos conduzirão para um dos dois caminhos e esse espaço pode ser o início de uma construção tripartite que nos guie para um Brasil menos desigual, mais diverso e justo.

Mas, infelizmente em um país com 7% de analfabetos e em que 25 em cada 100 brasileiros não podem fazer cálculos simples e interpretar um pequeno texto não será possível. É preciso rever a formação dos nossos alunos e docentes para que a Escola do Conhecimento supere o enciclopedismo do século XX.

Encerro lembrando que nada disso será possível sem investimentos, sem valorização dos professores e com políticas fiscais austeras como as em discussão que desvincula os pisos constitucionais de saúde e educação, fragilizando qualquer chance de superação da pobreza em nosso país.”

Quick Link

  • My Bookmark
  • InterestsNew
  • Contact Us
  • Blog Index
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas
Radio E Tv Menorah
Notícias

Desvendando o Ministério Menorah: revelações sobre a Rádio e TV Menorah

Diego Velázquez Diego Velázquez maio 5, 2024
Pilotos brasileiros em alta: o impacto de Rafa Câmara nas novas gerações do kartismo 
Vai ter greve do Metrô de SP? Sindicato se reúne na quarta para decidir sobre paralisação
Obras no Condomínio: Quando o Síndico Pode Realizar Sem Consultar os Moradores?
Respirar bem e viver melhor: dicas para prevenir doenças respiratórias em crianças
Jornal do Sindicato

O Jornal do Sindicato oferece uma perspectiva única sobre as notícias, com análises que levam em consideração os interesses e desafios da classe trabalhadora. Acompanhe as últimas tendências em tecnologia, a cobertura completa da política brasileira e mundial, e fique bem informado.

Na visão de Victor Boris Santos Maciel, gestão de riscos e compliance estruturam decisões mais seguras, fortalecendo a eficiência empresarial rumo ao crescimento sustentável.
Gestão de riscos e compliance como base da eficiência empresarial no crescimento sustentável
fevereiro 13, 2026
Com Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues, entenda como a densidade mamária influencia o risco e por que o laudo redefine a estratégia de rastreamento.
Densidade mamária e risco: Quando o laudo muda a estratégia de rastreamento
fevereiro 10, 2026
Sistema FAEP e Sindicato de Cascavel reforçam presença no Show Rural
fevereiro 3, 2026
© Jornal do Sindicato - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?